Esta página disponibiliza as classificações estatísticas nacionais, para temas selecionados, usadas no sistema estatístico e nos cadastros administrativos do País e as classificações internacionais a elas associadas.

Antecedentes Históricos da Lista de Produtos Industriais

A Lista de produtos industriais - PRODLIST-Indústria utilizada no Sistema Estatístico Nacional era usualmente revista e atualizada antes da realização dos Censos Econômicos, como etapa de seu planejamento, e posteriormente adotada na pesquisa industrial anual e na pesquisa mensal de produção física. As respostas obtidas nos levantamentos censitários se constituíam na base de sua revisão para o período seguinte.

A PRODLIST-Indústria, cuja 1ª versão foi divulgada em 1998, organizada por associação às classes da Classificação Nacional de Atividades Econômicas -CNAE, referenciada à Nomenclatura Comum do Mercosul - NCM e à Classificação Central de Produtos - CPC, veio possibilitar não apenas um maior conhecimento da produção industrial no País a partir de sua implementação na Pesquisa Industrial Anual de Produtos - PIA -Produto, como também a comparação com estatísticas de produtos de outros países.

A PRODLIST-Indústria foi desenvolvida como primeira etapa do projeto de elaboração de uma Classificação Central de Produtos para o Sistema Estatístico Nacional. Atualmente, abrange cerca de 4000 produtos, sendo atualizada periodicamente anualmente para a inclusão de novos produtos e para melhor especificação dos produtos que dela já fazem parte.


© 2017 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística