Esta página disponibiliza as classificações estatísticas nacionais, para temas selecionados, usadas no sistema estatístico e nos cadastros administrativos do País e as classificações internacionais a elas associadas.

As tabelas de códigos de áreas são listas nas quais áreas geográficas de distintos níveis estão associadas a um código numérico, possibilitando sua utilização na organização das informações do sistema estatístico e para outras finalidades.

A Tabela de Códigos de Municípios, elaborada pelo IBGE, apresenta a lista dos municípios brasileiros associados a um código composto de 7 dígitos, sendo os dois primeiros referentes ao código do estado. Esta tabela, que reflete a organização do território, é utilizada não apenas pelo IBGE para o processamento das informações de suas pesquisas e cadastros, como também por outras instituições. É atualizada sistematicamente de forma a incluir as alterações decorrentes do desdobramento de municípios e, conseqüentemente, da criação de novos municípios, mudanças de nome dos municípios, como também de processos de fusão que resultam na extinção ou modificação de nome de algum município.

A Tabela de Códigos das Regiões Metropolitanas, elaborada pelo IBGE, contém a relação dos municípios (e seus respectivos códigos) que compõem as regiões metropolitanas brasileiras. Esta lista, que é permanentemente atualizada, também contém a legislação referente à inclusão de cada município na região metropolitana.

A Tabela de Códigos de Países, elaborada pela Divisão de Estatísticas das Nações Unidas, Standard Country or Areas Codes for Statistical Use, apresenta uma lista com os nomes dos países ou áreas, em ordem alfabética, relacionados com códigos numéricos de três dígitos, usados com objetivos de processamento estatístico daquela instituição. A versão atual corresponde à quarta revisão da Tabela de Códigos de Países elaborada em 1970 (United Nations Standard Country Codes). Os nomes dos países ou áreas referem-se à sua forma usada nas operações diárias das Nações Unidas e não necessariamente aos nomes oficiais utilizados em documentos formais. Além dos códigos numéricos, a tabela inclui um código alfabético de três dígitos, utilizado pela Organização Internacional de Padronização (ISO), e uma abreviação com doze caracteres dos nomes dos países ou áreas utilizada pela Divisão de Estatísticas das Nações Unidas, bem como apresenta a composição das regiões geográficas, econômicas e comerciais adotadas nas publicações e nos Bancos de Dados das Nações Unidas.


© 2017 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística